Certificação LEED: conheça a nova Meta da Phacz Empreendimentos
20/08/2021 - sustentabilidade
Já ouviu falar em Certificação LEED?
Obtê-la é o próximo objetivo da Phacz Empreendimentos em seu novo lançamento, o Blue Forest, que acontece em breve, em parceria com a Consultoria Petinelli.
Se você não é da área da Construção Civil, talvez não tenha ouvido falar sobre o assunto – mas nesta matéria vamos te explicar de maneira simples o que é a certificação, sua importância e como ela agrega na valorização das construções.
O certificado LEED é um símbolo de sustentabilidade mundialmente reconhecido e presente em mais de 160 países, promovido pelo USGBC, Conselho de Green Building dos EUA, que qualifica um projeto ou construção como sustentável e oferece o título de Green Building (Edifício Verde) aos que o conquistam.
Abreviação de Leadership in Energy and Environmental Design, que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental, o LEED foi criado com o intuito de incentivar o desenvolvimento sustentável e minimizar o impacto ambiental gerado pela construção civil.
Controlar o consumo excessivo de recursos naturais como água e energia, diminuir a quantidade de resíduos gerados pela obra e promover o bem-estar e a saúde de todos os usuários envolvidos, de funcionários a moradores, são alguns dos padrões de sustentabilidade que devem ser atendidos para se obter a certificação.
Esses e outros requisitos devem ser cumpridos desde a fase de planejamento do projeto à execução da obra, e estender-se ao longo da vida útil do edifício. Com isso, a certificação está sendo responsável por uma mudança nos panoramas de como pensamos a construção e operação de edifícios e comunidades.
O LEED abrange uma vasta área de atuação, e pode ser aplicado a quase todos os tipos de projetos, para criar ou adaptar desde hospitais até fábricas, escolas, shoppings, prédios de escritórios ou residenciais em empreendimentos saudáveis, altamente eficientes e com economia de recursos.
Para cada tipo de empreendimento, há adaptações específicas às quais o projeto deve se adequar. Dentre os critérios de avaliação, estão: Espaço Sustentável, Localização e Transporte, Eficiência do Uso da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental, Inovação, Créditos de Prioridade Regional e Processo Integrativo.
Mas, o que a certificação muda para quem compra?
Graças aos benefícios econômicos, ambientais e sociais que a certificação oferece, os edifícios verdes atraem mais inquilinos, custam menos para operar e aumentam a produtividade e retenção de funcionários. Tudo isso se traduz em valorização acima do valor médio do mercado.
Ou seja: ao investir em um Edifício Verde, você desfrutará de mais qualidade de vida e bem-estar, economia com a diminuição dos custos e manutenção, além de claro, ganhar com a valorização do imóvel para venda ou arrendamento, e com os benefícios da modernização e menor obsolescência da edificação.
Acompanhe as redes sociais da Phacz Empreendimentos para ficar por dentro do próximo lançamento e de todas as etapas da busca pela Certificação LEED!
Fonte: Phacz Empreendimentos