MARISCAL E QUATRO ILHAS CONQUISTAM SELO DA BANDEIRA AZUL
21/12/2019 - Turismo
O programa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias em torno do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água. A cerimônia de hasteamento das bandeiras deve acontecer em dezembro. A certificação é válida para a temporada 2019/2020 e precisa ser renovada anualmente.
“Ter recebido essa notícia nos enche de orgulho. São meses de trabalho, planejamento e investimento para conseguir cumprir as etapas da certificação. Temos buscado conciliar nossa vocação turística com o dever preservacionista e temos conseguido êxito. Agora, nossa responsabilidade só aumenta”, disse orgulhoso o Prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller.
O presidente da FAMAB – Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, Flávio Steigleder Martins, afirma que este é um passo muito importante para o município. “Vai além das questões ambientais. Não é somente a qualidade da água e a restinga preservada, mas também o conjunto de infraestrutura que vai estar disponível ao turista. Isso também é meio ambiente: respeitar as pessoas, garantindo acessibilidade através de infraestrutura adequada”, diz. O presidente afirma que com dois locais certificados em Bombinhas, o caminho é manter a qualidade e buscar o selo para outras praias.
As praias foram inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, em 2018. No entanto, o trabalho para cumprir todas exigências começou ainda em 2017, com o histórico de análises de qualidade da água. Entre as ações desenvolvidas, está a criação do Comitê Gestor do Programa, formado por representantes da sociedade civil e do poder público. Foram realizadas visitas técnicas, reuniões periódicas, participação em workshops, além do planejamento e execução de ações, como a delimitação da restinga, placas da fase piloto, análises da água e blitz ambiental. Todo processo de certificação contou com recursos provenientes da TPA – Taxa de Preservação Ambiental. Agora o trabalho se estende do comitê para toda comunidade, turistas e visitantes através de um esforço coletivo para conseguir atender a todos os critérios e manter a bandeira hasteada durante toda temporada.
Fonte: Prefeitura de Bombinhas